A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) hospedou, na última sexta-feira, 6 de Outubro, a 8º Worshop do DESIRE Project (A co-createD transformativE SolutIon to addRess womEn in science: Knowledge Transfer between the UK and Brazil). O evento foi totalmente online, e contou com a participação de membros das universidades parceiras – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e University of Wolverhampton (UoW), do Reino Unido. O objetivo do evento foi discutir o combate à discriminação de gênero, com elaboração ações e a criações de comitês específicos em suas respectivas Instituições.
Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor da UEMA, o Prof. Dr. Walter Canales Sant’Anna; o Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo; a Secretária Adjunta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Profa. Dra. Hermeneilce Wasti Aires; Prof. Dr. Antônio Guerra, representante da UFRJ; Profa. Dra. Magna Suzana Alexandre Moreira, representante da UFAL; Shubashini Suresh, PhD, e Michael Fuller, PhD, ambos representante da UoW.
Sobre a participação da SRI no evento, o Superintendente disse que “Gostaria de começar enfatizando a profunda importância dessa iniciativa para nossa universidade. Diante dos tempos desafiadores que enfrentamos atualmente, a dedicação desse grupo apaixonado de indivíduos comprometidos em promover a igualdade e prevenir a discriminação com base no gênero em nosso campus é, de fato, algo grandioso”.
Dentre os palestrantes do evento, estiveram presentes também a Profa. Dra. Ligia Tchaicka, a Profa. Dra. Neuzeli Pinto, a Profa. Dra. Andrea Araújo do Carmo e o Prof. Dr. Fernando Bezerra, todos da UEMA; além de Suresh Renukappa, PhD, da UoW.
Esse foi o oitavo evento do DESIRE Project ocorrido em 2023. Nos eventos passados, foram discutidas as perspectivas de igualdade e equidade de gênero e os cenários das instituições de ensino superior no Brasil e no Reino Unido. Também foram discutidos a metodologia do projeto e as políticas de igualdade de cada país. Saiba como foi o primeiro encontro do DESIRE Project aqui.
Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA