Aconteceu na última quarta-feira, dia 11 de Outubro, o lançamento da Pedra Fundamental de ampliação do Centro de Saberes Tenetehar Tukàn. Localizado em Amarante do Maranhão, no território indígena de Arariboia. A cerimônia foi feita como parte dos esforços da ampliação da instituição, de modo que se tornar a primeira universidade dentro de um território indígena do Brasil.
Estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão; a ministra dos povos indígenas, Sonia Guajajara; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Prof. Dr. Walter Canales Sant’Anna; o representante da Superintendência de Relações Internacionais (SRI), Elkenson Costa; de Elitiel Guedes, Assessoria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Profa. Dra. Tatiana Raquel Reis Silva, do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS); Kelly Fernanda, da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA).
Sobre a cerimônia, Elkenson Costa disse que “O evento representa um importante avanço, tanto na conscientização quanto na efetivação dos direitos dos indígenas da R.I. Arariboia, a quem o Centro de Saberes Tukán certamente beneficiará de vários modos, mesmo tempo em que preserva sua cultura e tradição tão ricas”.
O evento também foi marcado pela assinatura de protocolos de intenções entre o Instituto Tukán e duas instituições estaduais: a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O lançamento da etapa inicial da obra contou com o patrocínio da Equatorial e da Fribal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão.
Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA, com informações do Governo do Estado.