PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Alunos da UEMA realizam intercâmbio em universidade colombiana

Professora Swanni e Izadora Santos no campus da UNAL

Três alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) irão realizar intercâmbio acadêmico na Universidade Nacional de Colômbia (UNAL), localizada em Bogotá. Izadora Santos de Carvalho, Marcos Vinícius Lima de Sousa e Juciana da Conceição Birino de Souza são alunos de programas de pós-graduação da UEMA que vão passar até dois meses na Instituição.

Durante o intercâmbio, os eles terão a oportunidade de imergir no ambiente acadêmico da UNAL, estabelecer conexões com estudantes locais, aperfeiçoar suas competências no idioma espanhol, explorar a cidade de Bogotá, além de continuar a desenvolver suas pesquisas sob a orientação da Profa. Dra. Swanni Tatiana Alvarado Romero – que é quem está mediando o processo.

Izadora Santos (orientanda do Prof. Dr. Tiago Massi Ferraz), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA), já está em Bogotá para realizar seus estudos. Sobre a experiência, ela fala que “Além de adquirir conhecimento no âmbito da pesquisa, estou imersa em uma cultura e contexto acadêmico diferente, o que me permite enxergar minha pesquisa de novas maneiras. Estar na Colômbia me permite ter acesso a novos desafios, o que amplia minha visão acadêmica/científica, profissional e pessoal. Acredito que essa experiência enriquecerá minha pesquisa, meu currículo e minha visão de mundo”.

Marcos Vinícius, que obtém seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGEO), diz “Estou empolgado com essa oportunidade e acredito que será uma experiência enriquecedora em diversos aspectos, principalmente na experiência acadêmica. Estou animado também com a experiência de viajar para fora do Brasil pela primeira vez e conhecer um novo país com uma cultura e idioma diferentes. Será uma oportunidade de crescer academicamente e pessoalmente”.

Juciana Birino, também mestranda pelo PPGEO, compartilha sua felicidade “Eu acho que a mobilidade internacional que farei com destino à Colômbia é uma grande conquista na minha trajetória acadêmica. Eu espero que a mobilidade seja uma porta para minha carreira profissional como pesquisadora, além de compartilhar experiências científicas e culturais com os colombianos. De modo geral, estou muito feliz pela oportunidade”.

O que tornou o intercâmbio possível foi um Acordo de Cooperação entre as duas instituições, facilitado por meio da divisão de Cooperação Internacional. Esse é um dos muitos esforços que a SRI e a UEMA tem feito para expandir a internacionalização do ensino dentro do ambiente acadêmico.

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA.

Compartilhar.