A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve ontem (dia 31) no Maranhão para o lançamento do programa de intercâmbio Sul-Sul “Caminhos Amefricanos”. O evento ocorreu no palácio Cristo Rei, na praça Gonçalves Dias.
O programa de intercâmbio Sul-Sul “Caminhos Amefricanos” é uma iniciativa que busca promover a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas para combater e superar o racismo no Brasil. O objetivo é permitir experiências de curta duração no exterior em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
Serão ofertadas 150 bolsas para docentes e estudantes de licenciatura que sejam negros e quilombolas. Os países contemplados no primeiro ano serão Cabo Verde, Moçambique e Colômbia.
Durante a cerimônia, a ministra assinou o acordo de cooperação que lançava oficialmente o programa. Em sua fala, Anielle Franco ressaltou a importância da experiência “sabemos como a educação transforma realidades, como a troca de experiências enriquece todas as pessoas envolvidas, abre novas perspectivas e contribui com o desenvolvimento do país. Esse programa vai fomentar a troca de conhecimento sobre políticas públicas em países do sul global, fortalecendo a agenda de igualdade étnico-racial e a construção de uma educação anti-racista”.
Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA