PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA é credenciada para aplicação do teste de proficiência em português para estrangeiros

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu oficialmente a certificação para aplicação do teste de proficiência em português para estrangeiros. A decisão veio conforme o anexo I, da portaria n° 317, com retificação publicada no Diário Oficial da União de 11 de julho.

O teste, conhecido como Celpe-Bras, é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores credenciados, como instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

“Este credenciamento, que é validado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira (INEP), certamente é uma conquista para nossa instituição, afirmando-se no campo de relevância nacional e internacional”, diz a Profª. Drª. Elijames Moraes dos Santos Muniz, que vai ser a coordenadora titular do posto aplicador, sediado no Prédio de Arquitetura da UEMA.

A equipe que integra esse posto ainda é formada pelo coordenador adjunto Prof. Dr. Emanoel Cesar Pires de Assis; Profª. Ms. Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues; Profª. Ms. Jeanne Ferreira de Sousa da Silva; Profª. Drª. Maria Célia Dias de Castro; Profª. Drª. Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner; Profª Ms. Soraya Maria Siqueira De Souza; além de Liana Pavão, no secretariado.

O Superintendente de Relações Internacionais da UEMA e responsável pela unidade de aplicação, o Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo, ressalta a importância de haver um centro aplicador no nosso estado: “Existem alunos do PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), por exemplo, que precisam do Celpe-Bras, e que costumam viajar para outros estados ou municípios onde tem a certificação para fazer a prova. Com um centro de aplicação aqui na nossa cidade, é um gasto a menos.” O professor ainda destacou os benefícios para a própria universidade “Com esse centro aplicador, esperamos receber alunos internacionais não só para a realização da prova, mas também para fazer os cursos de nossa instituição e assim fomentar ainda mais a internacionalização na UEMA”.

SOBRE O TESTE DE PROFICIÊNCIA CELPE-BRAS

O exame tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escritas. O Celpe-Bras avalia a competência e o desempenho do falante no uso da língua, com um exame gramatical e prescritivo mais flexível. A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras têm a colaboração de uma comissão técnico-científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública.

O exame é composto por uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção redigida em língua portuguesa; e por uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Mais informações no site oficial no INEP.

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA, com informações do INEP.

Compartilhar.