PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Programa de Doutorado Sanduíche passa a aceitar certificado do Duolingo English Test como prova de proficiência em inglês

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou uma nova opção no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) para comprovar o domínio da língua inglesa: o certificado do Duolingo English Test (DET). Essa medida tem como objetivo proporcionar aos doutorandos uma alternativa mais acessível de ingresso ao programa.

Para ingressar no PDSE, os candidatos deverão comprovar, obrigatoriamente, nível mínimo de proficiência de 105 pontos do Duolingo English Test, com validade de dois anos.

Desenvolvido pelo famoso aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo, o DET foi criado para competir com os exames tradicionais, como o IELTS (International English Language Testing System) e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Sual principal vantagem é a conveniência: o exame pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar, já que é feito de forma online.

Ao contrário de outros exames de proficiência, o DET tem duração máxima de 1 hora e não é dividido em seções específicas de leitura, audição, escrita e fala. Em vez disso, a prova consiste em duas partes. A primeira avalia as habilidades gerais de compreensão e produção linguística, enquanto a segunda envolve a gravação de vídeos com respostas a perguntas dissertativas, possibilitando uma avaliação abrangente das capacidades dos candidatos.

Além disso, o DET custa apenas 49 dólares (aproximadamente 280 reais), se tornando uma opção mais acessível em comparação aos outros testes, que normalmente custam mais de mil reais.

É importante ressaltar que o Duolingo English Test não é a mesma coisa que o aplicativo Duolingo, pertencendo somente a mesma empresa. Mais informações estão disponíveis no site oficial.

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA

Compartilhar.