PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

SRI participa de I Seminário Internacional Educação & Cinema

Na terça-feira, 27, a Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA participou do I Seminário Internacional Educação & Cinema – Brasil/Portugal, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE.

O evento é fruto da parceria entre a UEMA e a Universidade Aberta de Portugal, que promove o Curso de Cinema – do Pensamento à Ação, no âmbito de Programa de Extensão Universitária e Cultural.

Durante a mesa de abertura, o Superintendente de Relações Internacionais Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo mencionou o caráter inovador da parceria. “Uma iniciativa como essa é muito louvável. Muitos acham que a internacionalização é mais voltada para áreas de Engenharia, da Saúde, da Medicina. Olha como é inovador esse projeto para nosso contexto. Utilizar o cinema como meio para desenvolver o cognitivo do aluno, usar isso como instrumento pedagógico. Parabéns pela iniciativa”.

Segundo o prof. António Moreira, Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, a parceria entre as duas instituições envolvem objetivos idênticos:  contribuir para o sucesso dos estudantes, transformando-os em cidadãos preparados para os desafios do século 21 e, também, pensar em como educar por meio do cinema. “É interessante pensar exatamente em como desenvolver tecnologias que utilizem o cinema como recurso, como objeto artístico, central e nuclear dessa transformação”. Ainda na ocasião, o prof. António ministrou a palestra “Educação Digital e cinema na escola em rede”.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis Profa. Dra. Ilka Serra enfatizou que a UEMA tem a missão de concretizar as parcerias internacionais e o Curso e o Seminário são resultados desse compromisso. “Temos potencial de fazer extensão na perspectiva de internacionalização, de trazer contextos internacionais e levar para esses contextos as potencialidades do Maranhão”.

A programação do evento conta ainda com Mesas Redondas para discutir cinema, educação e desenvolvimento social, além de o cinema científico em contexto educativo.

O Curso de Cinema – do Pensamento à Ação é ministrado na modalidade de blended learning, com apoio de plataforma digital de aprendizagem e possui carga horária total de 208 horas e é produto de Acordo de Cooperação entre a UEMA e a Universidade Aberta de Portugal.

 

Por Alessandra Medina e Lucas Corrêa – SRI/UEMA

Compartilhar.