PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

LAQUA passa por auditoria interna da norma internacional ISO 17025; laboratório se prepara para acreditação junto ao Inmetro

O Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos (Laqua) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o objetivo de se preparar para processo de acreditação junto ao Inmetro, passou por processo de auditoria interna da Norma Internacional ISO 17025.

A auditoria foi realizada por Fátima Maia, da FMG Serviços Empresariais, que acompanhou o Diretor do laboratório Prof. Dr. Thales Passos de Andrade e examinou se estão sendo cumpridas as normas de qualidade e segurança estabelecidas pela ISO 17025. Além disso, ela analisou a eficiência operacional e os aspectos de controle das metodologias do laboratório. A ISO 17025 é uma norma internacional que rege os Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios, promovendo a confiança na operação, identificando aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços.

Fátima Maia visitou as instalações do laboratório, acompanhou análises de amostras e conferiu documentos gerenciais, operacionais e de instrução, que fazem parte do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 17025.

 

Com esta etapa finalizada, o Laqua agora se prepara para o processo de acreditação junto ao Inmetro, em que o órgão atestará a competência técnica do laboratório a partir da norma técnica internacional.
Com a acreditação, o Laqua terá reconhecimento de sua competência para realizar atividades de qualidade internacional.

Segundo o Prof. Dr. Thales Passos de Andrade, diretor do Laqua e Superintendente de Relações Internacionais da UEMA,  “o Sistema de Gestão de Qualidade Internacional implantado no laboratório é também uma ferramenta importante de internacionalização da UEMA, que vem nos últimos anos tentando chegar um nível condizente com o nível de serviços prestados pelo laboratório dentro e fora do Brasil. Ações como essa não só aumentam a visibilidade institucional, como também aumentam as possibilidades de acesso a informação sobre a atuação da instituição. Essa é uma ação que está em consonância com o Plano de Internacionalização e com o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”.

Participaram do momento de auditoria os representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) Alline Cárter Borges, Bruna dos Santos Rocha e Jamerson Carlos Silva, que conversaram com Fátima Maia e receberam orientações sobres os passos a serem seguidos pela Uema.

O Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos é vinculado ao Convênio entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e UEMA, sendo parte integrante da Rede Nacional de Laboratórios de Diagnóstico Oficial. O laboratório tem como missão: executar protocolos laboratoriais para o diagnóstico de enfermidades de notificação obrigatória na Aquicultura, definidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, cujos resultados sejam consistentes, confiáveis e em tempo hábil.

Conheça o Laqua.

Compartilhar.