A Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão esteve presente na FAUBAI 2022 Virtual Conference, evento internacional com o objetivo de discutir o futuro da internacionalização do ensino superior.
Na ocasião, o Superintendente de Relações Internacionais, professor Thales Passos de Andrade, apresentou 3 palestras, com resultados de ações realizadas na UEMA.
No dia 25, foi ministrada a palestra “Experiência Latina: curso de idiomas (Português Brasileiro e Espanhol) associado ao intercâmbio virtual para vivência cultural da Universidade Estadual do Maranhão”. Nela, o prof. Thales explicou o funcionamento do intercâmbio virtual realizado em parceria com a Universidade Santo Tomás (Chile), envolvendo estudantes das duas instituições. Foram compartilhados resultados, metodologia, contexto de surgimento da Experiência Latina, entre outros detalhes.
Já no segundo dia do evento, 26 de abril, aconteceram as palestras “Boas práticas de internacionalização: simplificação dos processos de formalização de cooperações na Universidade Estadual do Maranhão” e “Estudantes da graduação apresentam trabalhos em segundo idioma na Sessão Internacional da UEMA”. Na primeira, o professor Thales de Andrade explicou sobre o funcionamento dos Protocolos de Inteção, prática que tornou simplificada a formalização de parcerias entre a UEMA e instituições internacionais. Na segunda, foi abordada a Sessão Internacional, ação que estimula estudantes a apresentarem trabalhos científicos em um segundo idioma. As apresentações foram um momento de troca de experiências com os outros participantes do evento, que teceram elogios às ações e tiraram dúvidas.
Ainda na conferiência da FAUBAI, a plenária “Rights to a future” contou com Sônia Guajajara, uma das maiores lideranças indígenas e ambientais do país. Sônia é formada em Letras e em Enfermagem, e especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão.
A FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, reúne reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Promove a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e Conferência Anual. Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.