MATH AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no campo da matemática. Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e um ou mais equipe(s) de cientistas franceses.
Tipo de programa
Projetos Conjuntos de Pesquisa
Objetivo específicos
- Desenvolver a colaboração na área de matemática, por meio do intercâmbio de pesquisadores, estudantes de doutorados e de conhecimentos entre os países da América do Sul envolvidos e a França.
- Apoiar projetos de pesquisa básica e aplicada contendo um potencial de transferência de inovação e tecnologia, com uma escala regional, entre a França e, pelo menos, dois parceiros sul-americanos.
- Encorajar sinergias na América do Sul com as instituições e outros programas regionais e multilaterais neste setor.
- Incentivar a participação dos jovens pesquisadores e assegurar a continuidade das redes.
Modalidades de bolsas e benefícios
Serão financiados até 5 (cinco) projetos conjuntos de pesquisa, com os seguintes benefícios:
Missões de Trabalho: Consiste na concessão de viagem de curta duração para coordenador ou membro da equipe do projeto. Para fins de concessão, 1 (uma) missão de trabalho equivale à viagem de 1 (um) membro da equipe.
O número total de missões de trabalho é de até 4 (quatro) durante os 2 (dois) anos de projeto. Um mínimo de 2 (duas) missões de trabalho deverão ser efetuadas dentro do biênio, dentre as quais ao menos 1 (uma) deverá ser feita pelo coordenador do projeto. A previsão de todas as missões de trabalho deverá ser inserida no ato da inscrição, em campo específico do formulário online.
Somente o coordenador do projeto poderá realizar missão de trabalho em anos consecutivos, sendo no máximo uma missão por ano de projeto. É recomendável promover a mobilidade do maior número de pesquisadores da equipe. Os demais membros somente podem realizar uma missão de trabalho durante o projeto.
Benefícios ao pesquisador brasileiro no exterior:
• Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
• Auxílio seguro-saúde.
• Diárias
Bolsa: consiste na doação condicional a pessoa física, de caráter temporário, sob a forma de pecúnia ou benefício, a fim de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto.
Serão concedidas até 1 (uma) missões de estudo por ano, nas seguintes modalidades: Doutorado-Sanduíche, Pós-Doutorado, Professor Visitante Júnior e Professor Visitante Sênior (respeitada a disponibilidade orçamentária da CAPES).
As bolsas das Missões de Estudo fazem jus ao recebimento de:
• Mensalidades;
• Auxílio-instalação;
• Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
• Auxílio seguro-saúde.
Duração do Projeto Conjunto de Pesquisa: Cada Coordenador de projeto conjunto deverá planejar suas atividades considerando a duração de 2 (dois) anos, improrrogáveis.
Inscrição
- A proposta deve ser apresentada pelo Coordenador Brasileiro à CAPES, pelo Coordenador Internacional à Secretaria do MATH-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências.
- As inscrições na CAPES serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br.
- Inscrições realizadas após o período informado no edital serão desconsideradas.
- Não serão aceitas candidaturas que não foram inscritas pelo coordenador Internacional do projeto no site internacional do Stic/Math http://www.sticmathamsud.org (prazo menor).
- As propostas de Projetos conjuntos de pesquisa deverão ser apresentadas pelo link de inscrição até 23h59 (horário oficial de Brasília);
- As propostas de projetos conjuntos devem ter caráter institucional e ser coordenadas por representante docente da Instituição de Ensino Superior (IES).
- A implementação do segundo ano de projeto conjunto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, às prestações de contas parciais, ao plano de atividades atualizado para o último ano e à disponibilidade orçamentária da DRI/CAPES.
- Para a apresentação de nova proposta, o coordenador brasileiro e/ou equipe que já tenha participado do Programa CAPES/ MATH -AMSUD ou STIC-AMSUD deverá ter cumprido todas as obrigações para encerramento do projeto (prestação de contas final e relatório final) e ter o relatório do projeto anterior aprovado.
Não serão disponibilizados Recursos para material de Custeio.