PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

COP26 é iniciada em contexto de urgência climática

No último domingo, 31, foi iniciada a Conferência das Partes – COP, a cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta 26ª edição, sediada em Glasgow, Escócia, a conferência acontece com diversos painéis de debate, espalhados até o dia 12 de novembro, como parte das negociações entre os 197 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), que viabiliza a elaboração anual das COPs desde 1995.

Os países reúnem-se com o propósito de debater a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, embasados nos mais recentes dados científicos que monitoram os impactos atuais e futuros do aquecimento global.

Neste contexto de urgência global, a Universidade Estadual do Maranhão e sua Superintendência de Relações Internacionais trabalham estrategicamente para direcionar as ações institucionais em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A estratégia segue o Plano de Internacionalização da instituição, com diretrizes em consonância com as áreas de excelência e com os ODS, que refletem em resultados como a criação da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – UEMA, por exemplo. Dessa forma, a UEMA reconhece que é imprescindível a atuação das universidades em cenário de contexto global.

Até o fim da cúpula, acontecerão encontros técnicos entre países, que apresentam os últimos dados, metas e ambições em reuniões de portas fechadas entre ministros da Economia e diplomatas, até workshops com a sociedade civil e declarações de compromissos públicos por parte dos presidentes e primeiros-ministros – o que ocorrerá, na COP26, ao longo dos três primeiros dias de evento.

Compartilhar.