Nos próximos dias 16 e 17 de setembro será realizado em formato online o XIII Seminário Internacional sobre Leitura e Produção no Ensino Superior – SLEPES (inscreva-se aqui). O evento será composto por palestras, mesas e apresentações de trabalhos.
A realização do SLEPES faz parte de ações do protocolo de intenções internacionais assinado com universidades moçambicanas e a UEMA, bem como dos projetos de pesquisa “Diversidades linguísticas e culturais em narrativas orais e escritas e o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais no Maranhão”, e de extensão “Língua e cultura em comunidades tradicionais do Brasil, Peru e Moçambique”.
O tema geral proposto nesta edição é: “A escrita académica, a oralidade e a cultura dos povos na produção do conhecimento na universidade contemporânea”. A partir desta temática geral, a programação do seminário interessa-se em discutir trabalhos de pesquisa com mesmos enfoques abordados na edição anterior deste seminário, nomeadamente:
a. Que teorias e reflexões estão sendo produzidos em diferentes áreas e quais sustentam as pesquisas de estudantes em diferentes áreas de formação universitária?
b. Quais pesquisas e conhecimentos estão a ser produzidos com vista ao desenvolvimento da sociedade na qual estamos inseridos?
c. Como é aliada a teoria e as práticas? Que desafios e dificuldades permeiam a produção de conhecimento no ensino superior?
d. Quais são as principais dinâmicas, vivências ou experiências de escrita e produção de conhecimento no contexto do ensino superior.
e. Que percepções existem sobre a formação e competências para a produção de conhecimento no ensino superior?
f. Que lugar ocupam os saberes da oralidade na produção acadêmica em diferentes áreas?
O professor José Antônio Vieira, coordenador dos projetos, e correalizador do evento apontou a importância da participação dos alunos em eventos que promovam a discussão sobre leitura e produção de conhecimento em conjunto com pesquisadores de instituições de outros países “Convido a toda comunidade acadêmica para se inscrever neste evento interdisciplinar”, disse.
Esse seminário, voltado para a leitura e escrita no ensino superior, não está restrito e nem se destina somente aos profissionais da área de Letras. É um evento interdisciplinar e internacional cujo interesse se concentra na leitura, escrita e produção em várias áreas de conhecimento.
Confira aqui a programação completa
Por: Walline Alves, ASCOM/UEMA