A Universidade Estadual do Maranhão e a Universidade Save, no Moçambique, estreitaram laços por meio de Protocolo de Intenções vigente até 2026.
A parceria possibilita intercâmbio de estudantes e professores, programas conjuntos de pesquisa, treinamento educacional, programa de dupla graduação e experiências de estágio.
O docente responsável por articular a parceria, Prof. Dr. José Antônio Vieira, do Curso de Letras do Campus de Pedreiras, explica que a assinatura do Protocolo de Intenções com a Universidade de Save é mais um passo para o fortalecimento das relações internacionais com as instituições de Moçambique. Segundo professor, essas relações visam a consolidação de uma rede de pesquisadores que problematizem temáticas relacionadas a diversidade linguística e cultural em narrativas orais e escritas. “Ao mesmo tempo, [o protocolo]contribuirá com a internacionalização dos campi do interior, considerando que parte das atividades a serem desenvolvidas, estão ligadas aos projetos de pesquisa, extensão e cultura do curso de Letras do Campus de Pedreiras”, destaca o prof. José Antônio Vieira.
A Universidade Save (UniSave) é uma universidade pública moçambicana, multicampi, sediada na cidade de Chongoene. A UniSave é resultado da reestruturação da então UP. O Governo do Moçambique fundiu as então UP-Gaza, UP-Maxixe e UP-Massinga para criar a UniSave. O nome UniSave deriva do Rio Save que atravessa a Zona Sul do país.