PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA concede título de Doutor Honoris Causa para o professor Amartya Sen

Na última segunda-feira, 9, a Universidade Estadual do Maranhão concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Amartya Kumar Sen, professor e economista indiano, ganhador do Nobel de Economia de 1998.

Na cerimônia, o Reitor da UEMA, prof. Gustavo Pereira da Costa, fez um discurso explicando as contribuições do economista para a sociedade, além de destacar a honra para a UEMA de tê-lo na galeria dos agraciados com o título de Doutor Honoris Causa.

“As universidades têm um papel de maior relevância no contexto das sociedades. É provável que nenhuma outra instituição criada pela inteligência humana lhes tenha prestado tantos serviços. Não é diferente no caso da Universidade Estadual do Maranhão. Somos uma instituição que completará em dezembro 40 anos de trajetória repleta de significado para o povo do nosso Estado. Temos como missão produzir e difundir conhecimentos que se orientem para a cidadania, para a formação profissional, para o desenvolvimento sustentável. As universidades em todos os tempos têm sido como faróis e bússolas a indicar caminhos. São régua, compasso e alavanca. Para tanto, é preciso que o debate científico seja por sua vez iluminado pelo pensamento de grandes intelectuais. De cientistas devotados ao trabalho de descobrir, investigar, explicar, interpretar fenômenos complexos. Esses homens e mulheres são por sua vez os nossos faróis, nos trazem luz, lucidez, e racionalidade, reflexão e ação. Por isso, devem ser publicamente reconhecidos e agraciados com honra e louvor. As universidades devem reconhecer e agraciar. No dia de hoje, a nossa alegria é por reconhecer o trabalho do professor Amartya Sen, que tem dedicado a sua vida à produção do conhecimento, à inserção da ciência no contexto das sociedades das quais elas foram edificadas. Agraciar por justiça o professor Amartya em face de sua excepcional contribuição, pelo fato de ter se
debruçado em seus afazeres acadêmicos cotidianos para formar e solidificar conhecimentos e colocá-los à disposição das pessoas, das sociedades, promovendo transformação na vida social. Agraciar é prestar uma homenagem a quem fez e faz da vida uma janela para o mundo. Este é o motivo e a inspiração para a concessão hoje de Doutor Honoris Causa da UEMA ao professor Amartya Sen.  O professor nos apresentou a ideia de conhecimento como liberdade, como enfoque normativo para o desenvolvimento centrado na expansão das liberdades da pessoa humana, como chave para compreensão adequada de fenômenos sociais, como a
pobreza e desigualdade social. Prof. Amartya nos convida a pensar a riqueza não como um fim em si mesma, mas como meio útil para proveitos mais justos e menos desiguais, como a liberdade ampliada, que permita as pessoas a terem mais e melhores condições de cuidarem de si mesmas e influenciarem o mundo” afirma o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Na ocasião, o prof. Amartya Sen agradeceu pela concessão do título.

“Eu gostaria de dizer que estou profundamente honrado em receber este maravilhoso reconhecimento por parte da Universidade  Estadual do Maranhão. Fundada apenas em 1966, é uma universidade jovem, que ocupa uma posição de destaque. Tenho muito orgulho de me afiliar a essa universidade única e, embora a pandemia de Covid 19 esteja nos mantendo distantes fisicamente, sinto-me sentimentalmente muito próximo da UEMA. Algum dia terei a chance de realmente visitar o campus com sua beleza tropical e arredores encantadores, que, eu entendo, estão cheios de graciosas palmeiras de babaçu, bem como com lindas praias adornadas por graciosas dunas de areia. Termino agradecendo calorosamente à Universidade e expressando minha profunda apreciação. Muito obrigado”, discursou o prof. Amartya.

Participaram da solenidade o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; a pró-reitora adjunta de Graduação, Fabíola Santana; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Coelho Serra; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Maria de Seabra Nogueira; Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, José Rômulo Travassos da Silva; a Pró-Reitora de Infraestrutura, Fabiola de Oliveira e o  Superintendente de Relações Internacionais da UEMA, Thales Passos de Andrade.

Para assistir a Cerimônia, acesse.

 

 

Compartilhar.