O Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD, organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, financia bolsas para Doutorado em Bioeconomia e Desenvolvimento Rural da Universidade de Giessen. A oportunidade é voltada para estudantes de países em desenvolvimento. As inscrições devem ser feitas entre 30 de abril e 31 de outubro.
O IPPAE (International PhD Program for Agricultural Economics, Bioeconomy and Rural Development) é um doutorado em economia agrícola, bioeconomia e desenvolvimento rural. As bolsas do DAAD para esse curso incluem salário mensal de 1.200 euros, suporte para familiares, um voo anual para o país de origem durante três anos, auxílio de 460 euros anuais para despesas com laptops, roupas e participação em conferências.
Além disso, os bolsistas têm direito também a um subsídio de trabalho de campo de no máximo 2.500 euros e um auxílio de 1.200 para publicação da tese. O programa inclui, ainda, financiamento para curso de alemão no valor de 410 euros e acomodação.
A duração do doutorado em bioeconomia na Alemanha é de 42 meses. No entanto, antes das aulas, os estudantes devem participar de um curso obrigatório de alemão.
Entre os requisitos de ingresso, estão:
- Ser de um país em desenvolvimento;
- Não ter residido na Alemanha por 15 meses consecutivos ou mais a contar do prazo de inscrição;
- Não ter recebido suporte do DAAD nos últimos dois anos;
- Ter dois anos de experiência profissional;
- Ser fluente em inglês;
- Ter mestrado em economia agrícola ou áreas afins com média mínima A ou B;
- Não ter terminado o mestrado há mais de seis anos
A candidatura ao doutorado em bioeconomia e desenvolvimento rural na Alemanha pode ser feita online pelo portal da universidade. Ao aplicar, o candidato deverá anexar a documentação solicitada:
- Formulário do DAAD;
- Carta de motivação;
- Currículo (modelo Europass);
- Lista de publicações;
- Traduções juramentadas do certificado de conclusão do ensino médio, histórico acadêmico, diplomas universitários;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS);
- Duas cartas de recomendação;
- Comprovação da experiência profissional;
- Projeto de pesquisa (5 a 8 páginas).