Entre os dias 19 e 21 de abril, foi o realizado o I Seminário Internacional “Diversidades Linguísticas e Culturais em Narrativas Orais e Escritas de Comunidades Tradicionais do Brasil, Argentina, Peru e Moçambique”.
O evento faz parte de um projeto em andamento para promoção da cooperação entre instituições do Brasil (Campi de Pedreiras, Itapecuru e Lago da Pedrao da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Universidade Federal do Pará-UFPA e Universidade de São Paulo-USP), Argentina (Universidade de La Plata, e Universidade Pedagógica Nacional), Peru (Universidade Nacional de Tumbes e Pontifícia Universidade Católica do Perú), Moçambique (Universidade Pedagógica Nacional, Universidade de Rovuma, e Universidade de Save) e Polônia (Universidade de Varsóvia).
Trabalhos sobre língua, cultura e desenvolvimento social em comunidades quilombolas, rurais e indígenas dos países envolvidos fizeram parte da programação do seminário. Segundo o professor do Curso de Letras da UEMA – Campus Pedreiras, José Antônio Vieira, “as parcerias entre as universidades estão se consolidando, agora já estamos por exemplo institucionalizando a cooperação entre a UEMA e a Universidade de Rovuma, algo que fortalecerá nossas atividades junto ao projeto de diversidade linguística e cultural, mas que também vai contribuir muito com nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão”.
O professor explica, ainda, que o evento contribui para o fortalecimento da rede de pesquisadores que no próximo mês participarão de um evento sobre educação em contexto rural.
Além dos eventos, o grupo de pesquisadores se reúne mensalmente para discutirem as ações do projeto, planejar ações e fomentar atividades como a participação em projetos, eventos, cursos, e o intercâmbio de professores e alunos.