Em muitos países, as mulheres não têm igual acesso à oportunidades econômicas e educacionais. Com o objetivo de diminuir o cenário de desigualdade, instituições oferecem programas e bolsas exclusivos para mulheres.
Assim, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Superintendência de Relações Internacionais da UEMA compilou uma lista de bolsas de estudo para mulheres. A lista inclui oportunidades para áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), entre outras.
British Council scholarships for women in STEM
O British Council lança um programa de bolsas de estudos em parceria com 19 universidades do Reino Unido para apoiar mulheres das Américas, do Sul da Ásia e do Sudeste Asiático a receberem apoio para realizarem um mestrado em um programa de ciências, tecnologia, engenharia e matemática em uma das principais universidades do Reino Unido.
Para participar, é preciso que as candidatas possam demonstrar a necessidade de suporte financeiro, assim como o desejo de inspirar futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Entre os critérios:
- Cidadãs e residentes do Brasil e de países das Américas (Argentina, Colômbia, Cuba, Jamaica, México, Peru e Venezuela (para a lista completa de países elegíveis, acesse o site global do British Council);
- sejam capazes de fazer um curso em tempo integral no Reino Unido durante o ano acadêmico de setembro/outubro – 2021 a 2022;
- não tenham estudado anteriormente no Reino Unido;
- podem demonstrar a necessidade de apoio financeiro;
- tenham um diploma de graduação que permita a inscrição nos cursos de pós-graduação pré-selecionados das universidades do Reino Unido participantes;
- podem atingir o nível de inglês requisitado agora ou após a conclusão de um curso de inglês antes do início das aulas;
- são ativas no campo de STEM com experiência de trabalho ou um interesse comprovado em sua área de assunto;
- são apaixonadas por seus estudos e estão dispostas a se envolver como ex-bolsistas do British Council
Margaret McNamara Education Grants: US-Canada Programme
Os subsídios do MMEG são direcionados a mulheres de países em desenvolvimento. Alguns dos critérios gerais de elegibilidade incluem:
Ter pelo menos 25 anos na data limite de inscrição
Ser cidadã de um país listado na Lista de Elegibilidade de Países MMEG
Estar matriculado (não apenas aceito) em uma instituição acadêmica americana ou canadense credenciada ao enviar a inscrição; e planejar para ser matriculada por um período acadêmico completo após a concessão da bolsa;
Não ter parentesco com um membro da equipe ou cônjuge do Grupo Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional ou Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Science Amabassador
Lançado pelo Cards Against Humanity, o programa Science Amabassador tem o objetivo de aumentar o número de mulheres atuando nas áreas que se encaixam na sigla STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na versão em inglês). E, para isso, o programa oferece bolsas exclusivas para mulheres nessas áreas.
O auxílio cobre os gastos com anuidade em universidades dos EUA para alunas que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio, às vésperas da application. A única exigência para concorrer à bolsa é de que a estudante faça o curso completo voltado a uma área que se encaixe na sigla STEM.
As inscrições para a seleção de 2022 vão ser iniciadas no outono (Entre setembro e novembro).
P.E.O. International Peace Scholarship Fund
Schlumberger Foundation