O Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Suécia, por meio do Conselho de Pesquisas da Suécia (SRC), lançam chamada conjunta para intercâmbio de pesquisadores em “Doenças infecciosas emergentes e a ameaça de resistência antimicrobiana” (Emerging infectious diseases and the threat of antimicrobial resistance) . A chamada é uma das ações previstas no Memorando de Entendimento mantido entre as agências de fomento dos dois países.
A iniciativa recebe candidaturas para apoio a pesquisadores visitantes brasileiros à Suécia e suecos ao Brasil por períodos de até 12 meses, com incentivo a propostas de intercâmbio recíproco. A previsão, por parte do CNPq, é de concessão de até cinco bolsas na modalidade pós-doutorado no Exterior (PDE).
A chamada visa estimular projetos colaborativos básicos, bem como pré-clínicos e clínicos no campo de doenças infecciosas causadas por vírus ou bactérias e pesquisas em torno da resistência de microrganismos patogênicos a medicamentos antimicrobianos. A pesquisa deve se concentrar no diagnóstico, tratamento ou desenvolvimento de vacinas para doenças infecciosas ou estratégias para prevenir o desenvolvimento e transmissão de infecções causadas pela resistência antimicrobiana.
Período de inscrição: 14 de abril de 2021 (a partir das 21h, horário de Brasília) – 25 de maio de 2021 (até às 21h, horário de Brasília).
Acesse o site do programa.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail CGCIN@cnpq.br