PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Universidade francesa oferece bolsas para mestrado para as áreas de humanas, exatas, biológicas e das artes

O programas de bolsas Ampère e MYLION da École Normale Supérieure (ENS), em Lyon, estão recebendo inscrições. As bolsas de mestrado em Lyon estão disponíveis para alunos das áreas de humanas, exatas, biológicas e das artes, e as inscrições ficam abertas até o fim do dia 8 de janeiro de 2021.

O Programa de bolsas Ampère aplica-se a todos os programas de mestrado da instituição, exceto os Professional Masters in Teaching. As bolsas consistem em um auxílio de 1000 euros por mês durante doze meses e são válidas para estudantes ingressantes tanto no primeiro quanto no segundo ano de Master. O benefício pode ser renovado por mais doze meses caso o estudante ingresse no primeiro ano e deseje continuar os estudos na instituição.

Podem aplicar às Bolsas Ampère estudantes que não possuam nacionalidade francesa e que tenham nascido depois de 1º de janeiro de 1995 (idade máxima de 26 anos). As bolsas são concedidas aos estudantes por critério de excelência acadêmica e não podem ser acumuladas junto a outras bolsas de estudo.

Para conferir todas as regras que se aplicam à Bolsa Ampère e suas particularidades, consulte o documento. Para informações adicionais sobre esse benefício, contate diretamente a ENS Lyon, através do e-mail: ampere.scholarship@ens-lyon.fr.

As bolsas MYLION são voltadas para alunos cujos projetos sejam da área de matemática avançada ou ciência da computação fundamental para estudar no Labex MYLION, ou Laboratório de Excelência MYLION. Essa bolsa  consiste em um auxílio de 1000 euros por mês, durante 5 ou 10 meses (um semestre ou um ano letivo) podendo ser renovado por até 10 meses, se o estudante começar a receber a bolsa cursando o primeiro ano de Master e decidir cursar o segundo ano na ENS Lyon.

Para candidatar-se à bolsa MILYON não existem restrições de idade ou nacionalidade, mas estudantes estrangeiros têm prioridade dentro do processo seletivo.

Candidaturas

Para realizar inscrição, é necessário preencher um formulário disponível no site da bolsa e enviar uma série de documentos: CV, histórico acadêmico, cópias de diplomas e outros certificados já obtidos pelo aluno, certificado de proficiência em francês (DELF, DALF ou TCF), carta de motivação e duas referências de professores que tenham conhecimento do trabalho do aluno. As referências dos professores precisam ser feitas de acordo com um modelo acessível no site de candidatura para as bolsas da ENS.

As candidaturas aos programas de Master das ENS Lyon para os alunos que desejam concorrer às bolsas vão até o dia 8 de janeiro de 2021 às 23h59 (horário de Lyon) e devem ser feitas através do site. Outros pré-requisitos e documentos necessários podem ser conferidos nesta página.

Compartilhar.