No quarto webinar da série FAUBAI-BRaVE, realizado no dia 10 de junho, o tema da discussão foi “International Centers of Virtual Exchange”, em que representantes de instituições internacionais de ensino falaram sobre Intercâmbio Virtual (Virtual Exchange ou VE) , engajamento, motivação e preparação de instrutores, construção de alianças e alinhamento aos objetivos institucionais.
Ao falar sobre engajamento e motivação de professores/instrutores da experiência VE, GianMario Besana (DePaul University, EUA – Global Learning Experience) destacou a importância da informação. Na DePaul University, por exemplo, acontecem casos de professores que querem trabalhar com essa modalidade de intercâmbio, mas não possuem experiência. Por isso, estratégias de divulgação de informações precisam ser adotadas.
Visitas a departamentos, divulgação interna e sessões virtuais podem ser algumas medidas adotadas. Mary Lou Forward (State University of New York – SUNY, EUA – Collaborative Online International Learning -SUNY COIL Center) sugeriu a realização de workshops, reuniões mensais e utilização de redes sociais para garantir um amplo acesso às informações por toda comunidade acadêmica.
Para Giselle Morales Veloquio (Tecnológico de Monterrey, MEX – Global Classroom) uma forma de trabalhar o engajamento é a instituição de ensino oferecer suporte institucional aos professores interessados em Virtual Exchange. Deixar claro os benefícios da experiência também é uma forma de motivar os envolvidos, segundo explicou Giselle. Entre os benefícios, destaca-se o networking global. Ouvir depoimentos de professores e alunos que já passaram por disciplinas de intercâmbio virtual é outra fonte de motivação sugerida.
Na preparação de professores e instrutores, GianMario deixou o alerta: VE é uma experiência excelente, mas não é possível vivenciá-la sem qualquer preparação. Os profissionais precisam desenvolver habilidades para essa modalidade. Por isso, treinamentos são uma etapa importante. Segundo os palestrantes, as três instituições de ensino possuem programas de desenvolvimento específico para professores envolvidos com o intercâmbio virtual. Entre os tópicos trabalhados nas capacitações: colaboração, ferramentas tecnológicas e Design Instrucional.
Os palestrantes destacaram que, ao construir alianças com a própria instituição de ensino, as iniciativas de intercâmbio virtual precisam ter certeza que há apoio da universidade, para alinhar os objetivos com outros departamentos e unidades. Além disso, é necessário estabelecer uma relação forte com departamentos envolvidos com Tecnologia da Informação, área essencial para desenvolvimento de atividades virtuais. O objetivo dessa relação entre projetos e universidade é garantir a institucionalização do intercâmbio virtual.
GianMario Besana explicou que essa institucionalização acontece principalmente com o alinhamento do VE com o Plano de Internacionalização e com os próprios objetivos da universidade. Para ele, ao se pensar em intercâmbio virtual, deve-se levantar a seguinte pergunta: “Por que minha instituição considera esse intercâmbio?”.
No webinar, a diferença entre intercâmbio virtual e o tradicional também foi discutida. Professores precisam entender que uma modalidade não substitui a outra. Elas são, na verdade, complementares.
Para saber mais
Leia sobre o Global Learning Experience, da DePaul University.
Conheça o Collaborative Online International Learning, da State University of New York – SUNY
Informações sobre o Global Classroom, da Tecnológico de Monterrey.
Webinar FAUBAI-BRaVE
Os webinars do FAUBAI BRaVE são organizados pela FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional. As discussões abordam o intercâmbio virtual e o Programa BRaVE, programa de mobilidade acadêmica virtual que possibilita aos estudantes das IES brasileiras participantes cursarem disciplinas com interface internacional, ministradas on-line em parceria com universidades estrangeiras.
Para assistir ao webinar “Internacionalização em Casa via Intercâmbios Virtuais”, que aconteceu no dia 20 de maio, acesse.
Para assistir ao webinar “Virtual Exchange and Global Learning”, que aconteceu no dia 27 de maio, acesse.
Para assistir ao webinar “Experiências na UFPE, UNESP e CPS“, que aconteceu no dia 03 de junho, acesse.