O terceiro webinar da série FAUBAI BRaVE aconteceu no dia 03 de junho, e teve como tema “Experiências na UFPE, UNESP E CPS”. Os relatos compartilhados pelos representantes das três instituições eram relacionados a Intercâmbio Virtual (Virtual Exchange ou VE). O VE foi trabalhado por meio do Programa BRaVE – Brazilian Virtual Exchange. Foram discutidos o papel do coordenador de um projeto dessa modalidade de intercâmbio e o papel dos professores, além de apresentação de disciplinas de VE.
Experiência na UFPE
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Cecilia Vieira Nobrega, Coordenadora do Programa BRaVE da instituição, explicou que para aplicar o intercâmbio virtual na universidade, foi articulado um plano de abrangência de 2 anos, que contava com apoio da instituição, gestores, docentes e discentes.
O plano devia atender aos objetivos do VE, como: desenvolvimento de habilidade digitais, conexão de estudantes de diferentes IES do mundo, promoção de contato intercultural e intercâmbio de ideias, além de desenvolvimento de habilidades de comunicação e língua estrangeira. O grupo piloto para analisar cenários e apresentar uma proposta institucional surgiu em 2017. Em 2018, a UFPE lançou o primeiro edital para selecionar professores e disciplinas para integrarem o Programa BRaVE.
Uma das disciplinas foi Sustentabilidade em Odontologia, desenvolvida pelo professor Fabio Barbosa de Souza. Em 2017, o professor havia participado de uma conferência promovida pela universidade, que tratava de aprendizagem on-line colaborativa. Desde então, o interesse do docente pelo intercâmbio virtual se consolidou.
Após ser selecionado pelo edital da UFPE, o professor se reuniu com parceiros internacionais para construir o planejamento da disciplina. A experiência aconteceu em março de 2019 e contou com 13 estudantes brasileiros, 11 estudantes norte-americanos e 8 estudantes sul-africanos, todos de áreas relacionadas à Odontologia, em nível técnico e superior.
Na disciplina, o professor Fábio realizou 3 módulos. No primeiro, um momento para quebrar o gelo e possibilitar que alunos e professores se conhecessem e trocassem ideias e aspectos culturais. Por meio de produção de vídeos, os participantes puderam se aproximar. O segundo módulo contou com dinâmicas e materiais complementares, em uma intenção de desenvolver habilidades de trabalho em grupo. O terceiro módulo foi voltado para a prática da disciplina, em que estudantes foram divididos em equipes com o objetivo de desenvolver um e-poster que falasse de aspectos sustentáveis da Odontologia.
A disciplina resultou em um trabalho apresentado em congresso internacional. O professor destacou que por meio do intercâmbio virtual, foi possível testar novas estratégias de ensino, incentivar a produção científica e fazer novas conexões. Aos alunos, foi uma oportunidade para abrir a mente para um jeito diferente de aprender.
Experiência na UNESP
A Coordenadora do BRaVE na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ana Cristina Biondo, comentou que o sucesso das experiências de intercâmbio virtual na instituição acontece porque os atores envolvidos são engajados. Para ela, é fundamental que o professor seja alguém que acredite na comunicação intercultural e queira desenvolver habilidades diversas nos alunos. Ana Cristina explicou que é importante conhecer as possibilidades oferecidas pela internet, em que é possível encontrar diversos programas e aplicativos que podem tornar a experiência satisfatória.
Na UNESP, uma das disciplinas dentro da experiência de Virtual Exchange é Urban Plant ecology and botany: a contrast of county and seasons, ministrada pelo professor Odair José Garcia de Almeida. Alunos da UNESP e da De Paul University (EUA) foram divididos em 12 equipes, para a produção de um calendário bilíngue que apresentassem fotografias. As fotos deveriam representar como cada mês era percebido no Brasil e nos Estados Unidos, do ponto de vista de aspectos Ecológicos e Botânicos.
As atividades da disciplina foram desenvolvidas em inglês, de maneira síncrona e assíncrona, respeitando a grade de horários das duas instituições. O professor Odair relatou que diferentes grupos de alunos reagiram de diversas maneiras: alguns se empenharam ao máximo com a experiência, outros mostraram resultados satisfatórios e houve casos de estudantes que não se adaptaram à proposta.
Experiência no CPS
A disciplina Aproximando Gestores Internacionais, do professor Carlos Augusto Amaral Moreira, já foi realizada por 14 vezes no modelo de intercâmbio virtual, e já se prepara para uma nova edição. A disciplina envolve alunos da FATEC Americana e da SUNY ULSter (EUA) e tem por objetivo desenvolver competências linguísticas, interculturais e tecnológicas, além de aplicar conceitos de gestão a possíveis situações de negócios.
Na proposta da disciplina, 3 equipes mistas devem lançar e criar uma apresentação de um produto “brasileiro” voltado ao público universitário norte-americano e outras 3 equipes fazem o processo inverso.
Para os estudantes brasileiros, essa disciplina é obrigatória, oferecida no primeiro semestre. Para os estudantes estrangeiros, a disciplina é oferecida em níveis inicias e intermediários, sob o título de Principles of Management. A disciplina é dividida em 6 fases, que envolvem interação com os estudantes, pesquisa sobre aspectos culturais, políticos e econômicos de cada país, discussões sobre produtos bem e malsucedidos no Brasil e nos EUA e planejamento estratégico para o produto a ser apresentado.
O professor Carlos destacou que, para o desenvolvimento da disciplina, é esperado que o estudante tenha envolvimento com o projeto e vontade de fazer acontecer. Professores e estudantes precisam reconhecer as diferenças culturais e se engajaram para o desenvolvimento de um perfil de liderança.
Webinar FAUBAI – BraVE
Os webinars do FAUBAI BRaVE são organizados pela FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional. As discussões abordam o intercâmbio virtual e o Programa BRaVE, programa de mobilidade acadêmica virtual que possibilita aos estudantes das IES brasileiras participantes cursarem disciplinas com interface internacional, ministradas on-line em parceria com universidades estrangeiras.
Para assistir ao webinar “Internacionalização em Casa via Intercâmbios Virtuais”, que aconteceu no dia 20 de maio, acesse.
Para assistir ao webinar “Virtual Exchange and Global Learning”, que aconteceu no dia 27 de maio, acesse.
Programação FAUBAI-BRaVE
10/06 International Centers of Virtual Exchange (em inglês) 15h00-16h30
Mais informações no site da FAUBAI.
Alessandra Medina
Ari/UEMA