Aulas e atividades suspensas em universidades, escolas e outras instituições de enisno. Essa é a realidade enfrentada pela Educação, causada pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
As plataformas digitais têm sido buscadas para serem aliadas nos momentos de quarentena, com o objetivo de minimizar os danos ao aprendizado e à carga-horária das aulas.
Nesse momento de crise, a educação a distância tem se fortalecido cada vez mais e vem se mostrando como uma solução ideal e até mesmo ferramenta para ser utilizada mesmo depois da pandemia.
Se aplicada de maneira adequada, as ferramentas EAD podem ser tão eficazes no aprendizado quanto o ensino presencial. E para aplicar ensino à distância, é preciso conhecer as ferramentas. Por isso, listamos aqui sites e plataformas que podem contribuir para o ensino.
Google Classroom – Ajuda professores e alunos a conectarem as aulas remotamente, se comunicarem e se manterem materiais e conteúdos organizados. Na ferramenta, é possível estabelecer deadlines para entregas de atividades, por exemplo.
Edmodo – Rede global de educação que ajuda a conectar todos os alunos às pessoas e recursos necessários para o atingimento do potencial máximo. O site oferece ferramentas e recursos para gerenciar salas de aula e envolver os alunos remotamente.
Moodle – Plataforma de aprendizado aberto, orientada para a comunidade e com suporte global. A platforma permite que escolas e universidades ofereçam aos alunos opções flexíveis de aprendizado a partir de sua localização, sem interrupção do curso e currículo. Nele, é possível criar facilmente o site para o curso, escolher entre uma variedade de atividades e ferramentas educacionais; adicionar avaliações, certificados personalizados, e realizar videoconferências.
EkStep – Plataforma de aprendizado aberta com uma coleção de recursos de aprendizado. O usuário pode criar e publicar conteúdo interativo de ensino para os alunos. Além disso, é possível acessar avaliações, planilhas, simulações, jogos e atividades criadas e publicadas na própria plataforma em qualquer lugar e a qualquer momento no Genie, o aplicativo móvel.
Kolibri – Disponibiliza tecnologia educacional de alta qualidade em comunidades com poucos recursos, como escolas rurais, campos de refugiados, orfanatos, sistemas escolares não formais e sistemas penitenciários. O Kolibri foi especialmente projetado para fornecer acesso offline a uma biblioteca de conteúdo educacional com curadoria e licença aberta.
Global Digital Library – Livros digitais de histórias infantis e outros materiais de leitura facilmente acessíveis a partir de telefones celulares ou computadores. Disponível em 43 idiomas.
Outras opções são os MOOCs, Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course.
- Alison – Cursos on-line de especialistas, disponíveis em inglês, francês, espanhol, italiano e português.
- Canvas Network – aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento profissional para educadores.
- Coursera – Cursos on-line ministrados por instrutores de universidades e empresas reconhecidas.
- EdX – Cursos on-line das principais instituições de ensino.
- European Schoolnet Academy – Cursos online gratuitos de desenvolvimento profissional para professores em inglês, francês, italiano e outros idiomas europeus.
- Future Learn – cursos on-line para ajudar os alunos a estudar, desenvolver habilidades profissionais e se conectar com especialistas.
- Icourses – cursos de chinês para estudantes universitários.
- University of the People – Universidade on-line com acesso aberto ao ensino superior.
No site da UNESCO, é possível encontrar outras dicas com soluções on-line para ensino à distância.
Por Alessandra Medina
ARI/UEMA