PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Programas de bolsas exclusivas para mulheres

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é a data para celebrar as conquistas das mulheres para reduzir a desigualdade social que ainda as separar dos homens. Esse é, inclusive, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Além de celebrar, a data também é oportunidade para refletir sobre ações que podem reduzir essa desigualdade. A educação é um dos caminhos para a solução deste problema e existem diversas iniciativas que promovem a inclusão feminina no mundo acadêmico e no mercado de trabalho.

Assim, listamos 6 programas ou organizações que oferecem bolsas exclusivas para mulheres e outras oportunidades para que elas estudem fora.

International Scholarship for Women
O programa International Scholarship for Women (ISW) é voltado para mulheres que queiram realizar estudos ou pesquisa em tempo integral em universidades americanas e canadenses participantes do projeto. O ISW é financiado pela SheBegan Women’s Magazine e desde 1998 tem se dedicado a dar apoio às mulheres em carreira acadêmica. O programa é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.

Benefícios do programa:

  • Seguro de saúde em patrocínio com a companhia de seguros Sunlife
  • Despesas no voo de retorno: US $ 1600 (uma vez por ano)
  • Patrocínio da graduação: US $ 18.000
  • Patrocínio de mestrado / primeiro grau profissional: US $ 28.000
  • Patrocínio ao doutorado: US $ 26.000
  • Patrocínio de pós-doutorado: US $ 32.000
  • Despesas de livros e literatura: US $ 1000 por ano
  • Bolsa mensal de US $ 1200 para estudante de graduação, US $ 1600 para estudante de mestrado, US $ 1800 para doutorado e pacote flexível para pós-doutorado

Entre os requisitos para participar, estão: Pontuações de formação profissional ou acadêmica; Trabalho voluntário no nicho de empoderamento das mulheres; Cronograma claramente projetado para realizar pesquisas; Viabilidade e qualidade do plano de pesquisa ou estudo projetado; Prova comprovada de serviços comunitários anteriores no país de origem.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.

Mais informações no site do programa.

PEO International

O PEOP International foi criado no ano de 1869 e atualmente oferece seis projetos diferentes para as mulheres, a fim de ajudá-las a prosseguir a educação. Entre eles, destacam-se:

  • The PEO International Peace Scholarship Fund: oferece bolsas de estudo para mulheres que residem em qualquer parte do mundo, exceto nos EUA e no Canadá, e permite que elas busquem uma educação de nível superior nos EUA ou no Canadá.
  • The PEO Program for Continuing Education; oferece prêmios com base na necessidade de aproximadamente US $ 3.000 a mulheres que residem nos EUA ou no Canadá e não puderam continuar seus estudos por motivos financeiros.
  • The PEO STAR Scholarship; oferece bolsas para mulheres que desejam cursar graduação ou doutorado.

A bolsa é baseada na necessidade demonstrada; no entanto, o prêmio não se destina a cobrir todas as despesas acadêmicas ou pessoais. No momento da inscrição, a requerente deve indicar recursos financeiros adicionais adequados para atender às despesas estimadas. Exemplos de recursos adicionais são fundos pessoais e familiares, isenção de matrícula, bolsas de trabalho, bolsas de estudo, bolsas de estudo e outras bolsas de estudo. O valor máximo concedido a um estudante é de US $ 12.500.

Mais informações no site oficial do programa.

Schlumberger Foundation

Schlumberger Foundation é uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio a mulheres que desejam seguir uma educação em ciência e tecnologia. Seu principal programa da Faculdade para o Futuro concede bolsas de estudo para estudantes do sexo feminino de economias emergentes ou países em desenvolvimento, para doutorado ou pós-doutorado nas áreas de ciências, matemática, engenharia e tecnologia em universidades de todo o mundo. Os candidatos são escolhidos com base na capacidade de liderança e conhecimento científico, com valor da bolsa, decididos com base nos custos totais; por exemplo, pode chegar a 50.000 dólares por ano. O edital para o período 2021-2022 está previsto para o segundo semestre.

Acompanhe o site da instituição para mais informações.

Science Amabassador

Lançado pelo Cards Against Humanity, o programa Science Amabassador tem o objetivo de aumentar o número de mulheres atuando nas áreas que se encaixam na sigla STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na versão em inglês). E, para isso, o programa oferece bolsas exclusivas para mulheres nessas áreas.
O auxílio cobre os gastos com anuidade em universidades dos EUA para alunas que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio, às vésperas da application. A única exigência para concorrer à bolsa é de que a estudante faça o curso completo voltado a uma área que se encaixe na sigla STEM.

As inscrições para a seleção de 2021 vão ser iniciadas no outono (Entre setembro e novembro).

Para mais informações, visite o site do Science Amabassador.

Margareth MacNamara Education Grants
A Margareth MacNaramara Education Grants é uma organização sem fins lucrativos que dá bolsas a “mulheres excepcionais de países em desenvolvimento, que tenham pelo menos 25 anos de idade”. Entre os benefícios, estão o prêmio com valores de 7 a 15 mil dólares, além da participação na rede das estudantes já contempladas pelas bolsas Margaret McNamara. As bolsas são sustentadas por doações, em especial do Banco Mundial. Outra fonte de verba para os MMEG é a Feira Internacional de Artes e Ofícios, que ocorre em Washington pouco antes das festas de fim de ano. Os novos editais para o programa serão lançados no segundo semestre.

No site da organização é possível encontrar informações sobre as bolsas e os critérios de participação, além dos requisitos.

FINCAD Women in Finance
A organização FINCAD promove anualmente o prêmio “Women in Finance”, que visa estimular que mais mulheres busquem oportunidades de estudo de pós-graduação em finanças. A bolsa de estudos é um prêmio de 10 mil dólares e podem se candidatar a elas mulheres de todas as idades e países que estejam atualmente matriculadas ou cursando um programa de pós-graduação em Finanças (como mestrado ou doutorado).
As inscrições para as próximas bolsas serão abertas na primavera (do final de março até maio).

Acompanhe o site da FINCAD Women in Finance.

 

 

Compartilhar.