PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP): bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá

O Programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP) é um programa do governo canadense que vai selecionar estudantes da América Latina para realizarem mobilidade acadêmica no Canadá.

O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O programa de mobilidade acadêmica no Canadá é como uma graduação/pós sanduíche: estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna para terminar o estudos no Brasil. O programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense na qual ele quer estudar.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) tem acordo de cooperação com a Universidade de Montreal (Université de Montréal – UdeM). A UdeM é responsável por realizar a inscrição do candidato no programa. A Assessoria de Relações Internacionais da UEMA (ARI-UEMA) é responsável por nomear os estudantes para as inscrições.

As bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá tem duração de quatro ou seis meses. As bolsas de quatro meses serão de 7.200 dólares canadenses, enquanto as de seis serão de 9.700 dólares canadenses. Ambas integram os custos de passagem área,  visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia.

Os documentos solicitados para inscrição incluem: documento de identidade, comprovante de vínculo com a UEMA, carta de intenção do candidato, carta de recomendação da instituição, cópia assinada de declaração de privacidade e formulário de inscrição preenchida. Para estudantes de pós-graduação é solicitado, ainda, uma carta-convite de um professor canadense (que irá supervisionar a pesquisa realizada).

Os interessados devem entrar em contato com a ARI para seguir com as inscrições. A inscrição deve ser realizada até dia 16 de março, segundo recomendações da Universidade de Montreal.

Para saber mais informações, acesse o site do programa.

Entre em contato com a ARI pelo e-mail: arinternacionais@uema.br

Compartilhar.