PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA participa de reunião com SEPE e organização Alemã especializada em troca de conhecimento

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pelo Assessor para Relações Internacionais, prof. Thales Passos de Andrade, participou da reunião junto ao secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Geraldo Cunha Carvalho, para receber a visita da diretora de Projetos da América Latina da Senior Experten Service (SES), Agnes Enzinger, na manhã do dia 20 de setembro.

A SES é a principal organização de voluntariado da Alemanha para especialistas e executivos aposentados ou que estão em fase de aposentaria, e tem como objetivo promover Cooperação Internacional.

Segundo o secretário adjunto Geraldo Carvalho, o propósito do encontro foi conhecer as áreas de atuação da Senior Experten e estruturar parcerias junto a órgãos e instituições do Governo do Maranhão para a troca de conhecimento com os especialistas estrangeiros. “A SES é uma instituição sem fins lucrativos, que oferece técnicos de várias áreas do conhecimento, como agricultura, educação, formação profissional, indústria e muitos outros, valorizando a experiência de profissionais que estão há muito tempo no mercado, e as compartilha em mais de 160 países”, explicou o secretário adjunto.

A diretora de Projetos, Agnes Enzinger, destacou que essa é a primeira vez que vem ao Maranhão e está feliz com a possibilidade de expandir o âmbito de atuação do órgão ao estado. “A nossa ideia é desenvolver mais essa parceria no Brasil, e mais precisamente no Maranhão, o que é sempre uma ótima oportunidade para nossos experts”, afirmou.

De acordo com o assessor Thales de Andrade, a aproximação com a SES mostra-se como uma excelente oportunidade e até uma alternativa para a UEMA. “Pretendemos solicitar um sênior para a ARI, por meio do formulário no site da SES, com o objetivo de nos ajudar no aprimoramento da qualidade em relações internacionais com instituições estrangeiras, incluindo aí as alemãs, bem como estipular captação de possíveis recursos internacionais”, considerou.

Participaram da reunião os assessores da área de Projetos de Apoio aos Municípios, Fabiana Terra, Vivianne Lima e Suyane Pezzino, e de Relações Internacionais, Isabela Ottoni e Luís Eduardo Raposo, além do assessor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professor doutor Thales Passos.

SES

No Brasil, em 2018, a SES realizou 13 missões nas áreas de formação profissional e básica, agricultura, indústria, administração pública, entre outras. Já para 2019, a previsão é que o ano termine com 20 missões.

Atualmente, o SES tem acesso ao conhecimento e experiência de mais de 12.500 especialistas de todas as esferas profissionais.  Desde 1983, estes voluntários já realizaram mais de 50 mil tarefas em mais de 160 países, com aproximadamente um terço das colocações na Alemanha. Dentro dessa esfera, existem missões nas áreas de educação, saúde, instituições caritativas, indústria alimentar, trânsito, turismo, lazer, agricultura, administração pública, setor têxtil, metalurgia, comércio, química, setor da construção, madeira, engenharia mecânica e construção.

Fonte: Ascom/SEPE

Compartilhar.