A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu nesta quinta-feira (08) pesquisadores da Universidade de Tóquio (Japão) e Wisconsin (EUA).O objetivo da reunião foi alinhar as diretrizes para que se desenvolva várias pesquisas de cooperação entre as Universidades.
Estiveram presentes os pesquisadores das Universidades de Tóquio (Japão) e Wisconsin (EUA) Tadashi Maemura e Tokiko Watanabe, o pesquisador Tiago Lopes, o professor Francisco Borges Costa, a Pró Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Rita Seabra e o fiscal agropecuário da Agência de Defesa de Agropecuária (AGED), Eric Takashi Kamakura Mesquista.
“Essa é a segunda visita da equipe e o objetivo é reunir toda a documentação necessária e pedir as licenças para que as nossas pesquisas possam ser feitas dentro das leis brasileiras. O forte dos pesquisadores é trabalhar com o vírus Ebola e da Influenza, mas na nossa pesquisa também vamos estudar vírus em carrapato e ver os potenciais vírus que sejam patogênicos para as pessoas” ressalta o professor Francisco Borges Costa.
O foco da pesquisa entre as Universidades é descobrir novos vírus, contribuir no desenvolvimento da Ciência no Estado do Maranhão, através de publicações científicas conjuntas, treinamento e transferência de conhecimento e capacitação com tecnologia de ponta.
“Fico feliz em fazer essa ponte entre as Universidades Brasileiras, trazer a tecnologia de lá para cá, orientar os pesquisadores, conseguir colaboração internacional e principalmente fazer ciência” conclui o pesquisador Tiago Lopes. Ele é brasileiro e atualmente trabalha no Japão com estatística, bioinformática.
Para a Dra Tokiko Watanabe, a parceria traz uma expectativa muito boa para o desenvolvimento das pesquisas em ambas as Universidades envolvidas. “ O Brasil é um lugar muito especial, com vários animais silvestres, com a floresta Amazônica e sua diversidade de espécies, nós acreditamos que podemos encontrar hospedeiros naturais para novos vírus, ” conclui a pesquisadora.
A Dra. Tokiko Watanabe é pesquisadora na Universidade de Tóquio e trabalha na área de virologia há mais de duas décadas. Possui diversos artigos publicados sobre a patogenicidade do vírus da gripe (Influenza) e desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos.
Texto: Priscila Abreu / Ascom-UEMA
Fotos: Rafael Carvalho