O Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina está com inscrições abertas para edital para bolsas de mestrado e pesquisa de 30 programas de mestrado diferentes, em 15 universidades e escolas do país. As inscrições vão até o dia 5 de setembro de 2019.
Leia o edital completo aqui (espanhol).
A lista completa de programas contemplados pode ser vista neste link. No caso de bolsas de pesquisa, não há uma lista fechada de programas elegíveis. Todas as universidades argentinas de gestão estatal podem oferecer as bolsas, contanto que o candidato consiga um convite de um pesquisador da instituição para realizar seu trabalho por lá recebendo a bolsa.
Como se candidatar
Para se candidatar, é necessário ter concluído a graduação com boas notas e ter menos de 35 anos até a data de encerramento das inscrições (5 de setembro de 2019). Além disso, também é necessário já ter uma carta de admissão ao programa de mestrado desejado, ou um convite de um pesquisador da instituição onde o candidato deseja atuar. Caso o programa não esteja com inscrições abertas, é possível solicitar uma carta de pré-admissão ao programa, que também é aceita pela bolsa.
Em seguida, é necessário fazer uma pré-inscrição para as bolsas de mestrado e pesquisa na Argentina por meio deste link. Será necessário, posteriormente, providenciar uma série de documentos. A lista completa pode ser vista nas páginas 3 e 4 do edital, e inclui:
- Formulário de inscrição (para mestrado ou pesquisa) preenchido digitalmente em espanhol, impresso e assinado;
- Cópia do passaporte
- Carta de admissão ou pré-admissão ao mestrado, informando a data de início do programa, sua duração e seu custo anual;
- Convite de pesquisador da instituição de destino (só para bolsas de pesquisa);
- Duas cartas de recomendação;
- Cópias autenticadas dos diplomas dos graus de estudo já obtidos (graduação e, se aplicável, mestrado);
Opcionalmente, o candidato também pode enviar documentos referentes a sua experiência profissional, publicações de artigos, participações em congressos e outras atividades que contribuam para sua formação. Os documentos devem ser escaneados (preferivelmente a cores) e unidos em um único arquivo PDF com o título “SOBRENOME_BIR_ALC 2020”.Ele deve ser enviado por e-mail para as.dncibecas@gmail.com com o assunto “SOBRENOME, Postulación BIR_ALC 2020”.
Os candidatos serão avaliados segundo sua excelência acadêmica, experiência profissional, impacto social e a consistência e clareza de suas motivações, entre outros critérios. Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 20 de dezembro. Mais informações podem ser vistas no documento de perguntas frequentes da bolsa.
Fonte: Estudar Fora