PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

UEMA recebe equipe da SEMA para diálogo sobre parcerias e ações acerca do potencial cientifico das Unidades de Conservação Estaduais do Maranhão

Mikael Ferreira, trainee, Eurico Noleto, Supervisor de Estudos e Projetos Aplicados à Conservação, ambos da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas (SBAP) da SEMA, Itatiane Ribeiro, representando a AGA, Claudia da Costa, representando a PROG,  Luciana Barros, da AGA e Liana Pavão, representando a ARI.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria para Relações Internacionais (ARI), da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) e da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), recebeu a equipe da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas (SBAP) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) para iniciar diálogos sobre estratégias que incentivem e divulguem possibilidades de pesquisa a partir das Unidades de Conservação do estado.

Atualmente, o Maranhão possui 15 Unidades de Conservação, entre Parques e Áreas de Proteção Ambiental presentes em todos os biomas do estado, que possuem um grande potencial para pesquisas científicas nas mais diversas áreas. Entretanto, de acordo com o Supervisor de Estudos e Projetos Aplicados à Conservação Eurico Noleto e o trainee Mikael Ferreira, foi identificado a subutilização das mesmas para fins científicos, tendo a Superintendência como meta reverter esse cenário.

Dessa forma, a reunião foi espaço oportuno para iniciar um diálogo com os setores presentes da UEMA, da qual foram discutidas, neste primeiro diálogo, possibilidades de parcerias, meios de captação de recursos internacionais para incentivar pesquisas que gerem conhecimento a todos os setores da comunidade a partir das Unidades de Conservação.

Além disso, foi discutida a possibilidade de acesso e unificação de bases de trabalhos acadêmico e científicos da UEMA e outras instituições de ensino superior do estado com a SEMA.

Por Raysa Guimarães

Compartilhar.