O projeto de cooperação internacional “Projecte Valdar Roque Sopa. Experiències agroecològiques en els Assentaments de Reforma Agrária Milton Santos (Planaltina do Paraná) i Cristina Alves (Itapecuru Mirim, Maranhão)” foi aprovado e será financiado pela Universitat de Lleida, localizada na Catalunha.
De autoria dos professores Isaac Giribet Bernat, do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e José Ramon Olarieta Alberdi, do Departamento de Meio Ambiente e Ciências da Terra da UdL, o projeto foi aprovado pelo edital Convocatòria d’Ajuts a accions de cooperació al desenvolupament per a l’any 2019, do Desenvolvimento e Cooperação da UdL (ODEC).
A UEMA contribui mediante a bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) no projeto “Experiências de Produção Agroecológica na Horta do Coletivo de Mulheres do Assentamento Cristina Alves (Itapecuru Mirim-MA)”.
De acordo com o professor Issac Bernat, o projeto deste ano dá continuidade ao do ano passado e permanece nas mesmas comunidades, tanto no Maranhão como no Paraná. “(Este ano), no desdobramento realizado em Itapecuru Mirim, será viabilizada a compra de uma despolpadora e de itens necessários, como caixa térmica, sacos de plástico e material para a higienização, para a comercialização da polpa uma vez industrializada. Assim mesmo, a proposta inclui o recurso para o deslocamento de três pessoas uma vez por mês do Coletivo de Mulheres do Assentamento Cristina Alves a São Luís, durante 12 meses, para efetuar a venda de produtos”, informou o pesquisador sobre os objetivos do projeto.
No que se refere ao desdobramento do projeto que é realizado em Planaltina do Paraná, Isaac disse que, este ano, será realizada tanto a reforma da pastagem para bovinos de leite no sistema de transição para Pastoreio Racional Voisin, bem como a reforma do estábulo, onde é realizada a ordenha dos animais.
Por Raysa Guimarães