O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informam que estão abertas as inscrições para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia – edição 2018, com o tema “Indústria 4.0”. As inscrições devem ser realizadas no site do Prêmio, até o dia 31 de maio de 2019, até as 18 horas.
Leia o regulamento completo aqui.
O prêmio tem como objetivos contemplar aqueles que, por suas atividades, contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do MERCOSUL, e tem como propósito incentivar a pesquisa científica e a inovação nos países do bloco, além de contribuir para o processo de integração regional.
As categorias contempladas são: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. A premiação consiste em quantias em dinheiro para os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria, variando de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração). Os vencedores também recebem, cada um, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Todos os trabalhos premiados são publicados em livro.
Lançado de forma simultânea nos países membros e associados ao Mercosul, o Prêmio possui, a cada edição, um tema relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do bloco e as linhas de pesquisa pertinentes. Para a edição de 2018, o tema escolhido será Indústria 4.0, uma referência à 4ª revolução industrial, caracterizada pela integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet e é entendida como o futuro da produção, dentro de um esforço para revitalização das empresas e pela busca de liderança tecnológica, e, consequentemente, de mercados globais, cada vez mais competitivos.
Para mais informações, acesse o site Prêmio Mercosul
Fonte: FAPEMA