O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional (MAECI) publicou edital para oferta de bolsas de estudo voltadas a cidadãos estrangeiros e italianos residentes no exterior para o período letivo de 2019-2020. A iniciativa busca favorecer a cooperação entre a Itália e países contemplados, entre os quais o Brasil, nos campos científico, cultural e tecnológico.
As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente pelo portal Study in Italy, até as 14h (hora italiana) do dia 30 de maio de 2019.
As bolsas ofertadas abrangem a realização de cursos presenciais ou de pesquisas em instituições de ensino italianas. Poderão candidatar-se estudantes interessados em cursos de graduação; cursos de alta formação profissional, artística e musical; cursos de doutorado; projetos de estudo em cotutela; e cursos de língua e literatura italiana.
A duração da bolsa na Itália poderá ser de três, seis ou nove meses, a depender da modalidade de curso escolhida. O limite de idade é de 28 anos para graduação, cursos de alta formação profissional, artística e musical e cursos de língua e literatura italiana; 30 anos para doutorado; e 40 anos para projetos em cotutela.
Aos candidatos selecionados será oferecida bolsa no valor mensal de 900 euros, além de seguro-saúde.
Maiores informações estão disponíveis na página da Study in Italy.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores – MRE