A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) torna pública a seleção de projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias, em qualquer área do conhecimento para o Programa Geral de Cooperação Sul-Sul. As inscrições vão até o mês de maio de 2019.
O Edital visa à seleção de Projetos Conjuntos de Pesquisa com países da África, da América Latina e Ásia que não tenham Acordo de Cooperação vigente com a CAPES, em todas as áreas do conhecimento, de modo que os benefícios alcancem todas as instituições envolvidas.
Acesse o edital aqui.
São objetivos do Programa:
- Fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação brasileiros, nos termos do Decreto 9.283/18, e estrangeiros no âmbito da Cooperação Sul-Sul.
- Estimular a formação de redes de pesquisas entre o Brasil e os países parceiros com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação e apoiar as redes de colaboração já existentes.
- Promover a mobilidade de docentes e discentes, nas modalidades doutorado sanduíche e assistente de ensino e pesquisa.
- Selecionar projetos de cooperação com países com os quais a CAPES não tenha lançado editais específicos de seleção.
- Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de promover a cooperação científica, tecnológica e educacional no âmbito da Cooperação Sul-Sul;