A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, pela primeira vez, da V Assembleia Extraordinária do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, realizada em Cuiabá, Mato Grosso, na sede da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no dia 31 de outubro de 2018.
O evento teve como objetivos definir de data e local da XII Assembleia Geral e XI Seminário Internacional do GCUB, apresentar as ações do GCUB previstas para o período de outubro de 2018 a outubro de 2019 e efetuar a posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal do GCUB, no biênio 2018-2020.
A nova diretoria é formada pela presidente Myrian Thereza de Moura Serra, reitora da UFMT, pelos vice-presidentes reitores Márcia Abrahão Moura (UNB), Sandro Roberto Valentini (UNESP), Evilazio Francisco Borges Teixeira (PUCRS), Margarida de Aquino Cunha (UFAC) e pela Diretora Executiva professora Rossana Valéria de Souza e Silva (UnB).
A Diretora Executiva do GCUB, Rossana Valéria de Souza e Silva lembrou os exatos 10 anos de existência do GCUB, sendo fundado em 29 de outubro de 2008, em Brasília, e destacou as principais atividades desempenhadas pelo GCUB, como os programas de mobilidade de graduação, programas de mobilidade de pós-graduação, seminários temáticos internacionais, missões internacionais e cursos de formação.
De acordo com a diretora executiva, os programas e projetos do GCUB têm permitido que milhares de docentes e discentes brasileiros e estrangeiros tenham a oportunidade de aprimorar os seus estudos e de compartilhar valores e visões de mundo com pessoas de diferentes culturas. “Para o GCUB, a internacionalização universitária está alicerçada nos princípios democráticos, no respeito à diversidade humana, na responsabilidade social e ambiental, na inclusão social, na promoção da paz e no respeito aos direitos humanos”, afirmou.
A professora também anunciou as recentes tratativas de novos eventos, como missões e seminários internacionais, tais como a missão internacional de reitores GCUB à China, que se realizará entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro, e a realização de um Seminário Internacional Brasil-Itália no âmbito do GCUB. Em seguida, a diretora executiva do grupo apresentou as condições para a mudança e a inauguração do novo espaço-sede do GCUB em Brasília.
Logo após, o Presidente do GCUB, Reitor José Arimatéia Dantas Lopes (UFPI), descreveu o processo de candidaturas para a realização da XII Assembleia Geral e do XI Seminário Internacional do GCUB. Em 2019, o evento deveria ser no Brasil e algumas instituições associadas haviam se manifestado, porém, a pré-seleção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) mostrou-se interessante no momento, o que deu oportunidade a uma breve apresentação do Reitor Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM). E por unanimidade, a UFAM foi eleita e sediará XII Assembleia Geral e XI Seminário Internacional do GCUB.
A ocasião foi marcada pela primeira participação de duas instituições de ensino superior recentemente integradas ao grupo: a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pela professora Andréa Duailibe, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), tendo ambas participado da votação visando a eleição da IES brasileira responsável por sediar a realização dos eventos em 2019.
Ao final da reunião, o reitor José Arimatéia Dantas Lopes deu procedimento à transmissão de cargo para a Presidente eleita, Reitora Myrian Thereza de Moura Serra (UFMT) agradecendo, mais uma vez, a confiança e a presença de todos os reitores.
Parceria com a FINATEC
No dia 29 de outubro de 2018, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), em Brasília, nos últimos dias do mandato como Presidente do GCUB, José Arimatéia Dantas Lopes assinou, juntamente com o Diretor-Presidente da FINATEC, professor Edson Paulo da Silva, um Acordo Geral de Cooperação GCUB – FINATEC.
O acordo tem como objetivo estabelecer as diretrizes das relações entre o GCUB e a FINATEC, mediante o estabelecimento de mútua cooperação no intercâmbio científico e tecnológico.
Estiveram presentes e assinaram o documento como testemunhas, o Superintendente da FINATEC, o Administrador Gustavo Abranches Condeixa e a Diretora Executiva do GCUB, professora Rossana Valéria de Sousa e Silva.
Por: Raysa Guimarães
Colaborou: Andréa Duailibe, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na UEMA.