PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutschItaliano

Uema participa de conferência com pesquisador do Centro Volcani, de Israel

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada por professores e diretores de cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA), participou de uma videoconferência com o pesquisador do Centro Volcani – Organização de Pesquisa Agrícola, de Israel, Beni Lew. O encontro foi promovido pela presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana, e reuniu representantes das secretarias do Governo do Estado no dia 10 de outubro na sala de multimídia, localizada no prédio da UEMANet, no campus Paulo VI.

A reunião teve como objetivo discutir sobre pesquisas que podem ser desenvolvidas entre a UEMA e o Centro Volcani, tendo como ponto de partida o projeto Fazenda Modelo, que visa a implementação de tecnologias utilizadas na agricultura de Israel, como irrigação por drone, microfolhas, monitoramento por meio de aplicativo de celular, segurança eletrônica, dessalinização da água, dentre outros, em uma agricultura experimental sediada na UEMA para intercâmbio de experiências em ensino e pesquisa.

Além disso, foi discutida a possibilidade tanto de mobilidade acadêmica de docentes e alunos como de cooperação internacional em pesquisas entre a universidade maranhense e o instituto israelense.

Em virtude do Brasil e Israel serem nações que já cooperam há muito tempo, seja no campo cultural ou social, há uma relação pacífica e construtiva. E para dar continuidade à parceria entre os dois países, será implantado o segundo projeto Fazenda Modelo no nordeste, sendo o primeiro no Ceará, localizado no município de Quixeramobim, a 200 km de Fortaleza.

Durante o encontro, o pesquisador Beni Lew explicou sobre o Centro Volcani e quais as áreas de pesquisa do instituto, que abrange Ciência das Plantas, Proteção de Plantas, Ciências dos Solos, Engenharia Agrícola, Água e Meio Ambiente, Ciências de Pós Colheita e Alimento e Ciência Animal. Lew destacou as várias pesquisas que são desenvolvidas em cada uma dessas áreas por cerca de 200 pesquisadores que compõem o centro.

De acordo com a professora e diretora do CCA da UEMA, Francisca Neide, uma das finalidades da videoconferência foi analisar quais possíveis pesquisas poderão ser desenvolvidas entre as instituições, por meio do polo de pesquisa, que será o Fazenda Modelo e quem serão os beneficiados dos resultados. “A ideia dessas tecnologias é para que elas cheguem até o pequeno agricultor da agricultura familiar e também ao médio e grande produtor, mas o foco principal é o pequeno e médio produtor”.

Outro objetivo da reunião foi a aproximação da UEMA com o Centro Volcani, no que diz respeito ao processo de internacionalização educacional dos programas de pós-graduação (agroecologia, ciência animal, defesa animal, recursos pesqueiros, etc.), que é um dos itens avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a professora Neide, é necessária a inserção da UEMA na parceria entre Maranhão e Israel. “Isso é importante também para reforçar as pesquisas e as publicações dos trabalhos científicos da UEMA”, afirmou.

Para o assessor para Relações Internacionais da Uema e professor de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca,  Thales Passos de Andrade, o projeto Fazenda Modelo é uma ferramenta muito importante para facilitar o intercâmbio entre alunos e docentes da Uema e das universidades de Israel, bem como com o Centro Volcani. “E a partir disso, podemos estimular nossos docentes e discentes para que eles desenvolvam suas pesquisas aqui e em Israel”, comentou.

Estiveram presentes à reunião Francisca Neide, diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Loroana Santana, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), José Malheiros, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, Geraldo Carvalho, economista da Secretaria de Estado Extraordinária de Programas Especiais (SEPE) Fernando Trinta, superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Ladyanne Pinheiro, superintendente de Organização Produtiva  da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF) e professores e diretores dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias da Uema.

Por: Raysa Guimarães

Compartilhar.