O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche Galves realizou no sábado, 20, uma palestra sobre a pós-graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018, no Multicenter Sebrae.
De acordo com o pró-reitor, o objetivo foi aproveitar o evento para fazer uma prestação de contas do desenvolvimento das pesquisas e da pós-graduação da UEMA nesses 4 últimos anos, visto que foram feitos importantes investimentos em ciência e tecnologia no estado do Maranhão. “Sabemos que os investimentos em pesquisas e pós-graduação precisam ser permanentes e que os resultados só são visualizados em médio prazo. Por isso, a ideia é justamente apresentar esses resultados da UEMA”, informou.
Dados apresentados pelo prof. Marcelo Cheche, durante a palestra, mostram que houve um aumento de 75 para 132 professores doutores nos programas de pós-graduação da instituição de 2014 até 2017. Segundo a plataforma SciVal, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 8.500 instituições de pesquisa, sendo 190 brasileiras, entre 2012 e 2017, a UEMA teve 431 publicações divulgadas, 848 citações dos artigos publicados, além do crescimento no número de autores de 79,5% no período.
Outro fator que estimula o crescimento das publicações dos programas de pós da universidade é a constante atualização das resoluções próprias da UEMA, seja na criação de novas, como o Programa de Professor Sênior (PROSÊNIOR), a aprovação de normas para o programa de bolsa de mestrado e doutorado dos cursos de PPGs, dentre outros, seja no aperfeiçoamento delas, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UEMA).
“A gente quer criar uma relação de upgrades para induzir o percentual do crescimento de artigo publicados da UEMA”, informou o professor Marcelo. Dentre as atualizações, haveria um acréscimo no incentivo se o professor comprovar a tradução do artigo para um outro idioma, se o fator de impacto do artigo estiver acima de 0,8, se o artigo tiver nas bases Web of Sciences, Scopus, ou Ciele, e etc,
Os resultados também são consequência do processo de internacionalização da UEMA nos últimos anos, de acordo com o pró-reitor. “Conseguimos perceber que, com uma maior presença de artigos em língua inglesa, tem gerado mais impacto nas citações. O nível de divulgação dos nossos artigos cresceu nos últimos anos, em parte, devido à produção estar não apenas em língua estrangeira, mas também, em algumas revistas internacionais”, avaliou.
Por: Raysa Guimarães