A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, a semana de workshop do NUCLEUS, Centro Virtual de Pesquisa sobre Nitrogênio na Agricultura, entre os dias 24 e 27 de abril.
O projeto NUCLEUS é uma parceria entre doze instituições, centro de pesquisa e universidades do Brasil e do Reino Unido que visa à produção de conhecimento para aprimorar a eficiência do uso de Nitrogênio agrícola e, dessa forma, melhorar os rendimentos e reduzir o desperdício para o meio ambiente. No Maranhão, as pesquisas são desenvolvidas por meio da parceria entre a Uema e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
De acordo com o coordenador do NUCLEUS no Maranhão e professor do curso de Pós-Graduação em Agroecologia Emanuel Gomes de Moura, o workshop teve como objetivos ser uma reunião de trabalho do grupo de pesquisadores que compõe o projeto e atualizar a situação do NUCLEUS, com relação aos objetivos, aos resultados já conquistados e às perspectivas de parcerias para a intensificação das pesquisas. Ademais, o evento contou com visitações a vários experimentos no Campus Paulo VI e no interior do Estado.
Para o coordenador nacional do projeto e professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP), Ciro Rosolem, os workshops do NUCLEUS são muito úteis, pois estreitam a relação entre os pesquisadores brasileiros e britânicos e aprende-se muito com eles. Como a universidade mais nova, dentre as parceiras, tem 500 anos, é uma experiência fantástica, inclusive de amadurecimento para os pesquisadores brasileiros, que têm muito a ganhar.
Segundo o reitor da Uema, professor Gustavo Pereira da Costa, o evento fez parte do forte trabalho de internacionalização que a universidade vem fazendo e, que neste caso, teve o protagonismo dos pesquisadores e alunos da instituição que foram capazes, por meio de suas pesquisas, de estabelecer essa grande rede de cooperação internacional.
Por: Raysa Guimarães